Se você está avaliando as vantagens de investir no registro da sua marca, às vezes até mesmo se perguntando se existe realmente necessidade de gastar o seu dinheiro suado nesse ‘perrengue’, esse post é perfeito para você!
Resumimos em 10 itens os principais motivos pelos quais você deve registrar a sua marca o quanto antes. Confere aí!
Motivo nº 1:
O patrimônio mais importante da sua empresa
A marca é o principal elo existente entre o serviço/produto e o cliente final. É através da marca que o cliente estabelece uma relação com o serviço que você oferece ou o produto que comercializa. A principal função da marca é justamente distinguir o seu produto ou serviços dos concorrentes e será à marca que o cliente atribuirá o nível de satisfação obtido através do consumo. Investir na proteção da identificação do seu negócio significa resguardar a consolidação do seu público alvo e a qualidade atrelada ao seu produto ou serviço.
Motivo nº 2:
Proteção comercial e jurídica
Registrar a marca é a única forma de protege-la legalmente contra concorrência desleal e cópias. A legislação brasileira (Lei nº 9.279/96) prevê que o direito à exclusividade da marca é reservado ao titular que primeiro registrar a marca junto ao órgão responsável. Ou seja, não basta utilizar a marca em sua razão social. Mesmo que a empresa já atue no mercado há anos com, se não for registrada, não é sua.
Motivo nº 3:
Uso exclusivo garantido
Após a concessão do registro da marca, o titular terá o direito de uso exclusivo da marca no segmento de atuação especificado em todo o território nacional.
Além disso, como o Brasil é membro da Convenção da União de Paris (CUP) – primeiro acordo internacional relativo à propriedade intelectual – este direito pode ser estendido para mais 137 países.
Motivo nº 4:
Possibilidade de franquia
O sistema de franquias se baseia na premissa da concessão de direito de uso de uma marca a um investidos para que este a utilize em lugares diferentes sob um formato já reconhecido pelo público e explorado. E é somente com o registro da marca e o direito de exclusividade de uso assegurado que você consegue expandir o negócio para estes novos horizontes e lucrar ainda mais com o seu empreendimento.
Também é possível licenciar o uso da marca para aqueles profissionais que desejam permanecer autônomos mas querem ter seu serviço ou produto atrelado a uma marca já consolidada no mercado.
Motivo nº 5:
Valorização financeira da empresa
Ao finalizar o processo de registro de marca, ela pode ser contabilizada, vendida, avaliada e utilizada como garantia em operações comerciais. Ou seja, você agrega valor a ela e sua empresa pode ficar conhecida em rankings de valoração de marca. Sua marca se torna um ativo para a empresa, assim como um carro, propriedade, estoque, etc.
Então, não perca mais tempo! Comece agora a proteção da sua marca e valorize o seu trabalho!